domingo, 21 de junho de 2015

DA VINCI, GALILEU E TESLA; E se fossem contemporâneos?




Antes de qualquer, coisa, selecionei estes três gênios, entre tantos outros que eu poderia ter incluído, por considerar que eles se assemelham muito. A diversidade de suas pesquisas, sua conduta para com o status quo predominante, cada um em sua época, seu trabalho incessante e incansável determinação. Some-se a isso, a relevância de suas obras, atemporais, e que de certa forma definem muito daquilo que denominamos "mundo moderno". 

Se eles alcançaram tais resultados, tendo que lutar contra preconceitos e defensores do 'stablishment', e contando tanto com conhecimento e recursos intrínsecos as suas determinadas épocas, ou seja, extremamente limitados se comparados à atualidade, o que não seriam capazes de produzir nos dias de hoje? 

Cada um deles descobriu, inventou, teorizou e projetou importantes desenvolvimentos científicos, e por causa mesmo de tudo o que produziram, acabaram por se tornar um risco para a ordem estabelecida. 




LEONARDO DA VINCI foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época. 

Quando da Vinci tinha 24 anos, foi preso juntamente com vários companheiros do sexo masculino sob a acusação de sodomia. Quando nenhuma testemunha se apresentou para falar contra o artista e seus amigos, as acusações foram retiradas. Porém, os diários de da Vinci sugerem que as alegações foram um tanto devastadoras para um homem que gostava de preservar sua vida privada. Da Vinci também pode ter ficado com medo por sua vida. Na Florença do século XV, a sodomia era um crime punível com a morte. Não muito tempo depois de seu caso ter sido arquivado, o artista partiu de Florença para Milão. 

Aos 25 anos de idade, já era reconhecido como um dos melhores pintores de seu tempo, e foi convidado para fazer parte do grupo de artistas que trabalhavam para Lourenço de Médici, governante de Florença que incentivava as artes. Depois, trabalhou para Ludovico Sforza, o Duque de Milão, que se tornou um de seus mais importantes protetores. Por esta ocasião Leonardo já se destacava também em outras atividades, e serviu como estrategista para César Bórgia. Em seguida, por encomenda do papa Leão X, realizou importantes estudos de ótica. 

Apesar de ter trabalhado para o papa, a Igreja passou a observá-lo mais intensamente. É claro que isto não ocorria sem motivo: Leonardo já dominava vários setores do conhecimento: arquitetura, anatomia, astronomia, química, etc. Portanto, era alvo de grande atenção da Igreja. Conta-se que, certo dia, um grupo de homens enviados pela Igreja invadiu sua casa em Florença, destruiu tudo que ele possuía, queimou vários de seus principais projetos. Por fim, Leonardo foi aconselhado a "viajar" - afinal, exilá-lo ou até mesmo queimá-lo na fogueira em praça pública não seria interessante para o clero, já que ele gozava de tanto prestígio que seus amigos o chamavam de "Mestre Leonardo". 

Entretanto, foi fora de seu país que ele teve a oportunidade de conhecer outros grandes sábios, e se tornou o membro mais importante do movimento contra o domínio da Igreja em toda a Europa. Entre seus projetos, constava a urbanização de cidades como Florença, protótipos de um avião, de um helicóptero, de um pára-quedas, armamentos, estudos do corpo humano, etc. 

Quando da Vinci morreu, em 1519, ele deixou para trás mais de 6 mil páginas de diários cheias de suas reflexões pessoais, que continham de listas de supermercado a piadas obscenas. Ele também detalhou suas fontes de inspiração, o seu desejo de fama duradoura e suas mágoas mais profundas. 

Principais trabalhos de Da Vinci: 

Trabalhos de pinturas (artes plásticas): Gioconda (Mona Lisa) , Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne; 

Trabalhos de invenções: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, paraquedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino; 

Trabalhos Científicos: homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões; 

Projetos de Arquitetura: Projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto, templo centralizado. 

Frases de Leonardo da Vinci: 

- "A sabedoria é filha da experiência." 

- "Quem pouco pensa, muito erra." 

- "A simplicidade é a máxima sofisticação". 

- "O tempo dura muito para aqueles que sabem aproveitá-lo." 




GALILEU GALILEI, grande físico, matemático e astrônomo, nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Foi um dos principais representantes do Renascimento Científico dos séculos XVI e XVII. 

Galileu foi o primeiro a contestar as afirmações de Aristóteles, que, até aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a física. Neste período ele fez a balança hidrostática, que, posteriormente, deu origem ao relógio de pêndulo. A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, pôde observar a composição estelar da Via Látea, os satélites de Júpiter, as manchas do Sol e as fases de Vênus. Esses achados astronômicos foram relatados ao mundo através do livro Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas), em 1610. Foi através da observação das fases de Vênus, que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro do Universo) e não na de Aristóteles, onde a Terra era vista como o centro do Universo. 

Por sua visão heliocêntrica, o astrônomo italiano teve que ir a Roma em 1611, pois estava sendo acusado de herege. Condenado, foi obrigado a assinar um decreto do Tribunal da Inquisição, onde declarava que o sistema heliocêntrico era apenas uma hipótese. Contudo, em 1632, ele voltou a defender o sistema heliocêntrico e deu continuidade aos seus estudos. 

Muitas idéias fundamentadas por Aristóteles foram colocadas em discussão por indagações de Galilei. Entre elas, a dos corpos leves e pesados caírem com velocidades diferentes. Segundo ele, os corpos leves e pesados caem com a mesma velocidade. 

Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou o absolveu muito tempo após a sua morte, em 1983. 

Galileu Galilei, que viveu entre 1564 e 1642, é considerado um dos fundadores da geometria moderna e física. Embora ele tenha desenvolvido muitas teorias científicas e feito várias observações importantes sobre o sistema solar, ele não recebeu os créditos de muitos inventos originais. Galileu contribuiu com muitas invenções e aperfeiçoou diversas outras. 

Modelo heliocêntrico do Sistema Solar 

Uma das "invenções" mais famosas de Galileu foi a confirmação de que o Sol é o centro do nosso sistema solar, teoria apresentada primeiramente por Nicolau Copérnico. Galileu confirmou a teoria em parte através de sua observação das fases do planeta Vênus, que reflete a luz do sol enquanto orbita a estrela. Isso foi revolucionário na época, porque a maior parte do mundo ainda acreditava que a Terra era o centro do universo. A Igreja Católica prendeu Galileu como herege por isso. 

O telescópio 

Embora o telescópio tenha sido inventado em 1608 pelo holandês Hans Lippershey, Galileu construiu seu próprio em 1609, sem nunca ter visto Lippershey, e ele o aperfeiçoou ao longo do tempo, partindo de 3X de ampliação para cerca de 30X. Ele construiu seu primeiro telescópio com base em descrições que ouvira e foi o primeiro a utilizar um para observar o céu. 

Em 1597, Galileu inventou o compasso geométrico, um instrumento científico com dois braços que pode ser usado para fazer cálculos e medições geométricas. Galileu também é creditado com a invenção de um microscópio com duas lentes. Galileu também contribuiu para invenções de várias outras peças de tecnologia as quais não existem um único inventor reconhecido. Por exemplo, na construção de um termômetro no início da década de 1590, que utilizava a expansão e compressão de ar para levantar e abaixar a água em um tubo. 

Frases de Galileu Galilei: 

- " A Matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o Universo." 

- " Meça o que é mensurável e torne mensurável o que não é." 

- " Todas as verdades são fáceis de entender, uma vez descobertas. O caso é descobri-las". 




NIKOLA TESLA nasceu em 10 de julho de 1856 em Smiljan, Lika, que era então parte do Império Austo-Húngaro região, da Croácia. O pai, Milutin Tesla, sacerdote ortodoxo sérvio e a mãe, Djuka Mandic (poderíamos entendê-la como uma inventora) contribuíram de forma determinante nas escolhas futuras de Tesla. 

Tesla estudou na Realschule, Karlstadt em 1873, o Instituto Politécnico em Graz, na Áustria e na Universidade de Praga quando ficou fascinado com eletricidade. A partir daí, iniciou sua carreira como engenheiro elétrico com uma companhia telefônica em Budapeste em 1881. 

Mais tarde, Tesla recebeu e aceitou uma oferta para trabalhar para Thomas Edison, em Nova York. Seu sonho de infância era ir aos Estados Unidos para aproveitar o poder de Niagara Falls. Tesla começou a melhorar a linha de dínamos de Edison, enquanto trabalhava no laboratório em Nova Jersey. Foi aqui que a sua divergência de opinião com Edison sobre corrente contínua e corrente alternada começou. Apesar de muitas descobertas profícuas, as divergências entre Tesla e Edison, o fez, em 1912, recusar em dividir o Prêmio Nobel de Física entre os dois. Assim, o prêmio acabou sendo dado a outro pesquisador. 

Nikola Tesla desenvolveu o modelo polifásico alternado que conhecemos atualmente, além de realizar 40 patentes básicas dos EUA sobre o sistema. Todas estas patentes foram compradas por George Westinghouse. Foi aí que a guerra das correntes tomou corpo maior. O grande conflito era Edison (com sua corrente contínua) versus Tesla-Westinghouse (corrente alternada). Estes acabaram vencendo a batalha por que a tecnologia da corrente alternada se mostrou superior. 

Em fevereiro de 1882, Tesla descobriu o campo magnético rotativo, um princípio fundamental na física e na base de quase todos os dispositivos que usam corrente alternada. Tesla brilhantemente tinha adaptado o princípio da rotação do campo magnético para a construção do motor de indução alternado atual e o sistema polifásico para a geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica. 

Hoje a eletricidade é gerada a partir da conversão da energia mecânica por meio de suas invenções. Contudo, é consenso entre todos aqueles que conhecem a história de Tesla e as necessidades do mundo moderno que a sua maior conquista foi o sistema polifásico de corrente alternada, que é hoje a forma como todo o globo é iluminado. 

Como costuma acontecer aos homens de visão, Tesla teve que suportar a incompreensão de seus contemporâneos. Dentre suas descobertas, o mundo só conheceu aquelas que interessaram ao poder financeiro, e aquele que teria sido o seu invento mais importante foi também o mais visado. Trata-se do Sistema Mundial de transmissão de energia elétrica sem fios, projeto que foi “abafado” pelas mesmas mãos que se apoderaram de várias de suas idéias e que as usaram ou em proveito próprio ou a serviço da tecnologia bélica, o que, sem dúvida, contribuiu para intensificar o quadro de brutalidade humana que caracterizou o século XX. 

Diferentemente da grande maioria dos cientistas, Tesla foi sempre guiado pelo ideal de colocar o seu trabalho científico a serviço do bem-estar do homem, e em nome desse objetivo chegou a passar por situações de verdadeira penúria financeira. Tendo compreendido que o uso contínuo e prolongado das fontes de energia usadas na época constituiriam, a longo prazo, uma ameaça à manutenção das reservas naturais do planeta, ele passou décadas tentando descobrir uma fonte energética não poluente e que não destruísse a natureza. 

E, para desespero das grandes empresas geradoras de energia, ele apresentou um surpreendente projeto de construção de megacentrais de energia elétrica o qual abria, de forma concreta, a possibilidade de que esta viesse a ser consumida pelos usuários sem qualquer custo. Isso foi o suficiente para que Tesla se tornasse um incômodo para muita gente e um perigo para uma sociedade que era dominada pelo materialismo e pelo egoísmo. 

Em seu 75 º aniversário em 1931, o inventor apareceu na capa da revista Time. Nesta ocasião, Tesla recebeu cartas de congratulações de mais de 70 pioneiros na ciência e na engenharia, incluindo Albert Einstein. Estas cartas foram montados e apresentados à Tesla, na forma de um volumoso depoimento. 

Tesla faleceu em 07 de janeiro de 1943 no Hotel New Yorker (Sala 3327 no 33 º piso), onde viveu durante os últimos dez anos de sua vida. Morreu sozinho, pobre e sem ter alcançado seu objetivo maior, a energia livra para o mundo todo. 

Frases de Tesla:

- " A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade." 

- " Em todo o espaço há energia... é (só) uma questão de tempo até que os homens tenham êxito em associar seus mecanismos ao aproveitamento desta energia." 

- " Todo o meu dinheiro é convertido em experimentos para realizar novas descobertas que permitam a humanidade viver um pouco melhor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário